terça-feira, 17 de julho de 2012

Alimentação:
 Ração industrializada para roedores ou própria para a espécie (importada dos EUA), frutas, verduras e legumes ou 2) mistura de 50% de trigo, aveia, cevada em iguais quantidades, adicionada com 15% de milho e o resto com ração para roedores ou para a espécie. Como petisco, larvas de tenébrio, um pouco de vagem seca, e verdura (alface, couve, chicória, espinafre) e legumes (cenoura, nabo) bem picados e lavados.


Alojamento:
 Gaiola própria para a espécie ou de hamster (a maior possível e bem funda para caber forração para ele se entocar e não cair restos das mesmas pelas grades) ou aquário de vidro ou plástico de, no mínimo, 22,5cm de comprimento x 20cm de largura para até 1 casal. Bebedouro de garrafa com bico, potinho de cerâmica para comida. Forração: serragem grossa de pinho ou areia ou granulado sanitário de gato. Toca ou cama: feno macio ou caixa de madeira para periquito. Não usar jornal nem serragem de madeira perfumada ou tratada.


Reprodução:
Juntar casal desde jovem para evitar brigas. Maturidade sexual a partir de 9 a 12 semanas. Cio de 4 dias a cada 6 dias. Dar descanso de 30 dias após 5 meses de reprodução. Gestação de cerca de 25 dias. Ninhada média de 6 filhotes. Separar filhotes com 3 a 4 semanas e por sexo com 1 mês (o macho é maior, com distância entre o ânus e o órgão genital mais longa, cerca de 1cm - o dobro da fêmea - e pele escura na bolsa escrotal).


Amansar:
Preferível desde filhote. Introduza a mão com movimentos lentos na gaiola e procure pegá-lo diariamente. Coloque comida na palma da mão para atraí-lo. Leva cerca de 2 a 3 semanas para se acostumar com você. Evite, no início, pôr a mão na cabeça para não assustá-lo.


* VIA:. CARLOS ALEXANDRE PESSOA - MÉDICO VETERINÁRIO
CRMV/SP: 8621 FONE: 9911-2330

Nenhum comentário:

Postar um comentário