terça-feira, 17 de julho de 2012

Esquilinho da Mongólia -- Características:
Nome comum: Gerbil ou Esquilo da Mongólia
Nome científico: 
Meriones unguiculatus
Origem: 
Oriente Médio e Ásia Central 
Hábitos: 
alternam períodos de vigília e descanso tanto de dia quanto de noite
Expectativa de vida: 
3 anos
Idade máxima: 4 anos
Maturidade sexual: 65 a 85 dias
Gestação: 24 a 26 dias
Consumo de alimento/dia: 5 a 8 gramas para 100 gramas de peso.
Consumo de água/ dia: 4 a 7 ml por 100 gramas de peso.
Umidade ambiente recomendável: 30 a 50%
Temperatura ambiente recomendável: 22 a 23 graus C '
 
Compatibilidade: quando criada sozinha, a fêmea só aceitará o macho na época de reprodução. É interessante juntá-los antes dos dois meses de idade e não mantê-los separados por mais de 24 horas. Caso contrário poderão ocorrer brigas. 
Coloração: marrom, cinza, agouti entre outras


Doenças Transmissíveis:

Os gerbilos são roedores e podem transmitir zoonoses (doenças transmissíveis dos animais para o homem e vice-versa), apesar de isto ser improvável quando mantidos em ambiente doméstico e em boas condições sanitárias. Uma das doenças que pode ser transmissível ao homem é a Salmonelose, causada pela bactéria Salmonella spp. Tanto nos animais como no homem, a salmonelose causa diarréia e desidratação. Esta bactéria está muitas vezes envolvidas em surtos de intoxicação alimentar.
Recomenda-se que os gerbilos sejam mantidos em ambiente limpo e a qualquer sinal de doença, deve-se procurar auxílio veterinário. A leptospirose é outra doença que pode ser transmitida pelos animais domésticos, inclusive gerbilos. É causada pela bactéria Leptospira spp. e normalmente é transmitida através da urina de ratos. Portanto, manter os gerbilos longe de ratos e urina
destes. Costuma-se vacinar cães e gatos contra esta doença, mas não os roedores de estimação. Em humanos a leptospirose pode causar infecção grave com febre, cefaléia e icterícia. O Hymenolepis nana é uma tênia, que parasita o intestino delgado de roedores. Pode contaminar o homem também. Exames de fezes rotineiros nos animaiszinhos indicam se estão livres deste parasita. Basta entrar em contato com um médico veterinário e solicitar exame de fezes dos gerbilos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário